Política de Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. Recomendamos que reserve alguns minutos para ler, perceber e, se necessário, aceitar a nossa Política de Privacidade.

Documento atualizado 27/11/2020.

1. Quem é responsável pelo tratamento dos seus dados?

BCN – Sistemas de Escritório e Imagem, S.A. (em diante, BCN) – NIF: 505317087.
Rua Maurício Lourenço de Oliveira, 158 4405-034 Vila Nova de Gaia

Tel.: +351 222 073 510
dpo@bcnsistemas.pt (e-mail responsável pela proteção de dados)

2. Que dados são tratados?

2.1. Dados fornecidos pela parte interessada:

A BCN pode recolher dados pessoais que fornecer diretamente através dos vários formulários estabelecidos. Dentro destes formulários poderá verificar como alguns dos campos estão marcados como obrigatórios e que sem esta informação não poderemos prestar o serviço solicitado.

Além disso, o desenvolvimento da nossa relação gera uma série de informações como dados transacionais (por exemplo, informações que nos fornece sobre problemas relacionados com a compra, pedidos, devoluções, etc.), dados de conexão e navegação pelos diversos sites, histórico de reclamações e incidentes. Esta informação é tratada pela BCN por ser de grande valor estatístico e agregado – pois permite-nos conhecer o nosso tipo de clientes, que produtos gostam mais ou menos, como devemos configurar a página para facilitar a navegação. – e individualmente para oferecer publicidade personalizada dependendo do segmento de cliente: faixa etária, tipo de produtos previamente contratados e tempo de compra.

2.2. Dados não fornecidos conscientemente pela titular dos dados resultantes da aplicação de algoritmos (dados inferidos):

É verdade que as empresas utilizam cada vez mais dados que não foram fornecidos conscientemente pelos titulares de dados. Estes dados, conhecidos como dados “inferidos”, são os dados resultantes da aplicação de algoritmos para analisar uma variedade de dados, tais como redes sociais e registros de compras, a fim de conhecer, por exemplo, o interesse de nossos clientes por determinados produtos, tempos de compra, gostos, histórico de compras, promoções aplicadas, pesquisas de satisfação, chamadas de informação ao nosso Serviço ao Cliente, navegação feita nos sites da BCN, etc.

3. Com que finalidade e legitimação tratamos os seus dados?

Na tabela mostrada abaixo estão detalhadas as diferentes finalidades para as quais os dados podem ser tratados dependendo da ligação atualizada com a BCN e suas bases legais:

Finalidade Informações Legitimação
1. Gerir os serviços contratados e bem-sucedida a relação contratual

Os seus dados serão tratados para fornecer o serviço solicitado que, entre outras atividades, pode envolver:

  • o seu registo como cliente;
  • a preparação do pedido e gestão da entrega;
  • o processamento e resposta às suas dúvidas ou reclamações.

A não aceitação desta finalidade implicará que não poderemos subscrever o(s) contrato(s) para lhe fornecer os serviços em que está interessado.

Termos e Condições site BCN

Termos e Condições loja online BCN

Execução do contrato
2. Enviar informações comerciais sobre Produtos e Serviços da BCN Sempre que solicitar através das caixas habilitadas nos diferentes formulários, iremos enviar informações comerciais sobre as ofertas, promoções e descontos de todas as campanhas BCN.

Esta informação será enviada pelos diferentes meios de contato (electrónicos e não electrónicos): endereço postal, e-mail e telemóvel.

Consentimento
3. Definição de perfis e marketing

Através desta finalidade, a BCN recolhe e processa dados de análise de compras (valores, frequência, dados de compras da loja online ou por outro meio), de forma a possibilitar um melhor serviço, oferecendo-lhe acesso a produtos e serviços que vão de acordo com os seus interesses e preferências, e não outros.

O tratamento de dados para efeitos de definição de perfis e marketing baseia-se no interesse legítimo da BCN. Para o efeito, a BCN ponderou os interesses e os direitos das partes interessadas, bem como as medidas tomadas pela pessoa responsável para cumprir as suas obrigações gerais em termos de proporcionalidade e transparência, e concluiu que:

  1. O impacto sobre os direitos fundamentais e nas liberdades públicas dos indivíduos é reduzido;
  2. Tal tratamento pode ser previsto razoavelmente pelo interessado que está interessado em receber ofertas personalizadas e não publicidade genérica que pode ser irrelevante;
  3. O tratamento de dados para as finalidades acima não dá origem a exclusão, discriminação, difamação ou situações que ponham em risco a reputação do interessado e/ou o poder de negociação.

O objetivo da análise efetuada será identificar quais os produtos e serviços mais semelhantes a diferentes grupos de utilizadores que partilham características comuns (por exemplo, idade) ou hábitos de compra semelhantes (por exemplo, datas em que habitualmente compram).

Interesse legítimo para melhorar o serviço e oferecer os produtos mais precisos aos nossos clientes.
4. Gestão e análise de navegação na Web Gestão da navegação do utilizador na web. Tratamos a informação para permitir e facilitar o acesso e a navegação através dos nossos meios digitais. Por exemplo, para lhe oferecer a versão do site que melhor se adapta às características do dispositivo que escolher para entrar em nosso site, o seu idioma, entre outros. Da mesma forma, antes do seu consentimento, faremos uma análise da sua navegação para nos adaptarmos às suas necessidades. Pode consultar nossa política de cookies aqui. Execução do contrato (cookies obrigatórios) e consentimento da parte interessada (cookies opcionais)
5. Cumprir as obrigações legais A BCN está sujeita a diferentes regulamentações que implicam a necessidade de tratar dados pessoais a fim de os cumprir (por exemplo, regulamentações fiscais).

Em cumprimento destas obrigações, a BCN poderá comunicar os seus dados às Administrações Públicas ou Tribunais competentes, desde que a solicitação seja feita através dos canais legais estabelecidos.

Obrigação legal

4. Como pode parar de receber ofertas comerciais?

Em todas as comunicações comerciais que lhe enviarmos por meios electrónicos, será activado um link que lhe permitirá gerir a sua privacidade e solicitará que não lhe enviemos novas comunicações comerciais. Também pode revogar o seu consentimento ou expressar a sua oposição por qualquer um dos seguintes meios:

– Enviar um e-mail para o endereço de e-mail dpo@bcnsistemas.pt.
– Gerindo as suas opções de privacidade através da secção MINHA CONTA para aqueles utilizadores que registaram uma conta na nossa loja online
– Por comunicação postal dirigida à BCN S.A., A/A DPO, Rua Maurício Lourenço de Oliveira, 158 4405-034 Vila Nova de Gaia

O tempo de processamento é de 48-72 horas, por isso é possível que nesse momento possa receber alguma comunicação comercial.

5. Quanto tempo mantemos os seus dados?

Se se registou como cliente no nosso site, os seus dados pessoais serão mantidos enquanto não solicitar o seu cancelamento, pois entendemos que, entretanto, ainda está interessado em manter a sua conta, independentemente da sua atividade como parceiro e/ou cliente poder ser interrompida por um período de tempo.

Uma vez solicitado o seu cancelamento ou confirmação de que a encomenda foi entregue sem incidentes e que não existem reclamações, os seus dados serão apagados de acordo com as disposições do regulamento de proteção de dados, o que implica o seu bloqueio, ficando disponíveis apenas a pedido de juízes e tribunais, do Ministério Público ou das Administrações Públicas competentes durante o período de prescrição de ações que possam resultar na sua posterior remoção.

Os prazos de prescrição variam em função do tipo de serviço, por exemplo, em geral, o prazo de prescrição para a maioria das ações cíveis pessoais é de 5 anos.

6. Compartilharemos seus dados com terceiros?

Para a gestão de serviços ao cliente, como CRM, análise de dados e marketing digital, a BCN utiliza os serviços de diferentes empresas que podem processar dados. Atualmente, esses serviços e empresas são os seguintes:

Prestação de serviços de CRM por Phcsoftware.com – Proteção legal: Escudo de privacidade e cláusulas contratuais padrão.
Publicidade a utilizadores de plataformas digitais através dos serviços do Google Adwords ou da criação de Públicos Personalizados do Facebook – Protecção jurídica: Escudo de Privacidade e cláusulas contratuais padrão.

Em qualquer caso, a BCN assegurará que sejam tomadas medidas adequadas para garantir que o prestador aplica um nível de segurança equivalente ao exigido pela regulamentação europeia em matéria de dados.

Além dos casos mencionados acima, a BCN não comunica os seus dados pessoais a terceiros, exceto para obrigações legais ou aquelas que são necessárias para executar o contrato.

7. Quais são os seus direitos quando nos fornece os seus dados?

Leia e conheça os seus direitos. Se tiver alguma dúvida, entre em contacto connosco: dpo@bcnsistemas.pt

Os direitos que tem contra a BCN devido ao tratamento de dados pessoais são os seguintes: o direito de aceder aos seus dados pessoais, retificar dados imprecisos, solicitar a sua exclusão, limitar qualquer um dos tratamentos ou opor-se a qualquer uso (por exemplo, opor-se mais tarde ao envio de publicidade) e transportar os seus dados. Para exercer estes direitos, basta enviar um e-mail para dpo@bcnsistemas.pt, ou uma carta para BCN S.A., A/A DPO, Rua Maurício Lourenço de Oliveira, 158 4405-034 Vila Nova de Gaia. Também pode reclamar à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).

Direitos Informações
Direito de acesso Terá o direito de obter confirmação da BCN sobre se estamos ou não a processar dados pessoais a seu respeito, bem como informações sobre: as finalidades do processamento; as categorias de dados a ser processados; os destinatários ou categorias de destinatários aos quais foram ou serão comunicados; se possível, o período previsto de armazenamento de dados pessoais ou, se não for possível, os critérios utilizados para determinar esse período. Nestes casos, a BCN irá fornecer-lhe uma cópia dos dados pessoais processados. Além disso, quando solicitadas por meios electrónicos, as informações serão fornecidas num formato electrónico comummente utilizado.

Nos casos em que sejam apresentados pedidos manifestamente infundados ou excessivos, especialmente no caso de pedidos repetitivos, a BCN pode cobrar uma taxa para compensar os custos administrativos do tratamento do pedido, que corresponderá ao custo real do tratamento do pedido.

A BCN irá informá-lo sobre as ações decorrentes do seu pedido no prazo de um mês (que pode ser prorrogado por mais dois meses no caso de pedidos particularmente complexos, uma prorrogação que o notificaremos no primeiro mês). Se a BCN decidir não dar seguimento a um pedido, informá-lo-á desse facto e indicar-lhe-á os motivos da recusa, no prazo de um mês a contar da data em que apresentou o pedido.

Direito de retificação Tem o direito de solicitar que a BCN retifique os dados pessoais quando imprecisos ou incompletos. Se estiver registado na nossa loja, pode ser mais fácil para si corrigi-los diretamente, modificando o seu perfil.
Direito ao apagamento dos dados (direito a ser esquecido) Tem o direito de obter da BCN a exclusão dos dados pessoais que lhe dizem respeito quando uma das seguintes circunstâncias se aplica:

  • que não sejam necessárias em relação às finalidades para que foram recolhidas ou tratadas;
  • que retira o seu consentimento e o processamento não é baseado noutra base legal;
  • o utilizador se opõe ao processamento e outros motivos legítimos para o processamento não prevalecem;
  • que foram tratados ilegalmente.

Quando a exclusão decorre do exercício do direito de oposição para fins de marketing direto, a BCN pode reter seus dados de identificação a fim de impedir o processamento futuro para esses fins.

Quando a BCN tiver tornado públicos os dados pessoais e for obrigada a apagá-los, a BCN, levando em conta a tecnologia disponível e o custo da sua implementação, tomará medidas razoáveis, incluindo medidas técnicas, para informar os responsáveis que estão a processar os dados pessoais do seu pedido de apagar qualquer link para tais dados pessoais, ou qualquer outra cópia ou réplica dos mesmos.

Direito de limitação Terá o direito de obter da BCN a limitação do processamento de dados quando uma das seguintes condições for atendida:

  • quando tiver contestado a exatidão de seus dados pessoais, pelo período que permite à BCN verificar a exatidão dos mesmos;
  • no caso de considerar que o tratamento é ilícito e a BCN se tiver oposto à supressão de dados pessoais e solicitar, em vez disso, a limitação da sua utilização;
  • que a BCN já não precisa dos dados pessoais para efeitos de tratamento, mas que o cliente precisa deles para a formulação, exercício ou defesa de reivindicações;
  • no caso de ter-se oposto ao processamento, enquanto verifica se os motivos legítimos da BCN prevalecem sobre os seus.

Quando tiver obtido a limitação do tratamento de acordo com este parágrafo, será informado pela BCN antes do levantamento da limitação. A BCN comunicará qualquer retificação ou supressão de dados pessoais ou limitação do tratamento a cada um dos destinatários a quem os dados pessoais tenham sido comunicados, a menos que tal seja impossível ou exija um esforço desproporcionado. A BCN informará a parte interessada sobre estes beneficiários, se tal lhe for solicitado.

Direito de portabilidade dos dados Tem o direito de receber dados pessoais num formato estruturado, comummente utilizado e lido mecanicamente, e de os transmitir a outro responsável pelo tratamento de dados quando o tratamento se baseia num consentimento ou num contrato e é efetuado por meios automatizados.

Ao exercer o seu direito à portabilidade dos dados, tem o direito a que os dados pessoais sejam transmitidos diretamente do responsável pelo tratamento ao responsável pelo tratamento, sempre que tal seja tecnicamente possível. O exercício deste direito não prejudica os poderes conferidos pelo direito de supressão.

Este direito à portabilidade não se aplica ao tratamento necessário ao desempenho de uma missão de interesse público ou ao exercício de poderes públicos conferidos à BCN. O direito à portabilidade não abrange os dados que a BCN tenha inferido a partir de dados diretamente derivados da utilização dos serviços prestados pela BCN.

Direito de oposição Tem o direito de se opor ao processamento de dados relativos a si, a qualquer momento, incluindo a elaboração de perfis. Se exercer esse direito, a BCN deixará de tratar os seus dados pessoais, a menos que provemos motivos legítimos para que o tratamento prevaleça sobre os seus interesses, direitos e liberdades, ou para a formulação, exercício ou defesa de reivindicações.

Quando o processamento de dados tem a finalidade do marketing direto, terá o direito de se opor em qualquer momento ao processamento de dados pessoais que lhe digam respeito, incluindo a elaboração de perfis, na medida em que esteja relacionado com a referida estratégia de marketing. Então os dados pessoais não serão mais tratados para tais finalidades.

Decisões individuais automatizadas Tem o direito de não ser objeto de uma decisão baseada unicamente no processamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produz efeitos legais sobre si ou o afeta significativamente de forma semelhante. No entanto, não será possível exercer tal direito se a decisão for necessária para a celebração ou execução de um contrato entre si e a BCN; se for autorizada pela lei aplicável à BCN, desde que estabeleça medidas adequadas para salvaguardar dos seus direitos, liberdades e interesses legítimos; ou se for baseada no seu consentimento explícito.
Direito de fazer uma reclamação Tem o direito de apresentar uma queixa à Comissão Nacional de Proteção de Dados, especialmente se não tiver obtido satisfação no exercício dos seus direitos.

8. Política de cookies

Pode ver a nossa política de cookies completa aqui.